
Pau d'Arco

No conhecimento popular tradicional, o chá de ipê-roxo serve para tratar inflamações, úlceras, infecções bacterianas e fúngicas.
Um estudo publicado pela revista Phytotherapy Research avaliou a propriedade cicatrizante do extrato da casca da árvore ipê-roxo e chegou a resultados que vão ao encontro do conhecimento tradicional já consolidado na popular.
O estudo induziu o desenvolvimento de úlceras gástricas crônicas em ratos e os tratou com extrato etanólico de ipê-roxo duas vezes ao dia durante sete dias.
Informações Científicas
"A casca interior do pau d'arco é fonte de fitoquímicos de elevado interesse curativo, das quais se salientam lapachol e a quinona. O primeiro, demonstrou ter propriedades anti-tumorais (estimulação da apoptose das células cancerígenas e prevenção da formação de metástases), anti-inflamatórias, fortalecedoras do sistema imunitário, diuréticas e anti-microbianas; à quinona associa-se uma acção de estimulação da produção de células sanguíneas e de outras substâncias do sangue associadas à coagulação. Além disso, a casca do pau d'arco é rica em flavonóides de conhecida acção antioxidante e anti-inflamatória, como a quercetina, e coenzima Q10, um potente regenerador celula"13.
Possui atividade antioxidante que é capaz de reduzir ou anular o efeito dos radicais livres, tratamento de doenças de origem microbiana e fúngica devido a sua atividade antimicrobiana, tratamento de ulceras e lesões gástricas, anti-inflamatória, analgésica, cicatrizante, atividade antitumoral capaz de reduzir e inibir células neoplásicas, melhoramento do sistema imune, tratamento de diabetes, tratamento de depressão, insônia, ansiedade, síndromes de origem psiquiátrica 14.
13 - Disponível em : https://www.boa-saude.pt/Artigos-e-Dicas/Sistema-Imunitario-e-Alergias/Pau-darco-imunidade-e-anemia acesso em: 7 de julho de 2020.
14 -MINISTÉRIO DA SAÚDE. MINISTÉRIO DA SAÚDE MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Mentha x piperita L . ( HORTELÃ PIMENTA ). Brasília. Monografia. 2015;5(Ficha de catalogação):1-73.