Pau d'Arco

No conhecimento popular tradicional, o chá de ipê-roxo serve para tratar inflamações, úlceras, infecções bacterianas e fúngicas.

Um estudo publicado pela revista Phytotherapy Research avaliou a propriedade cicatrizante do extrato da casca da árvore ipê-roxo e chegou a resultados que vão ao encontro do conhecimento tradicional já consolidado na popular.

O estudo induziu o desenvolvimento de úlceras gástricas crônicas em ratos e os tratou com extrato etanólico de ipê-roxo duas vezes ao dia durante sete dias.

Informações Científicas

"A casca interior do pau d'arco é fonte de fitoquímicos de elevado interesse curativo, das quais se salientam lapachol e a quinona. O primeiro, demonstrou ter propriedades anti-tumorais (estimulação da apoptose das células cancerígenas e prevenção da formação de metástases), anti-inflamatórias, fortalecedoras do sistema imunitário, diuréticas e anti-microbianas; à quinona associa-se uma acção de estimulação da produção de células sanguíneas e de outras substâncias do sangue associadas à coagulação. Além disso, a casca do pau d'arco é rica em flavonóides de conhecida acção antioxidante e anti-inflamatória, como a quercetina, e coenzima Q10, um potente regenerador celula"13.

 

Possui atividade antioxidante que é capaz de reduzir ou anular o efeito dos radicais livres, tratamento de doenças de origem microbiana e fúngica devido a sua atividade antimicrobiana, tratamento de ulceras e lesões gástricas, anti-inflamatória, analgésica, cicatrizante, atividade antitumoral capaz de reduzir e inibir células neoplásicas, melhoramento do sistema imune, tratamento de diabetes, tratamento de depressão, insônia, ansiedade, síndromes de origem psiquiátrica 14.

13 - Disponível em : https://www.boa-saude.pt/Artigos-e-Dicas/Sistema-Imunitario-e-Alergias/Pau-darco-imunidade-e-anemia acesso em: 7 de julho de 2020.

14 -MINISTÉRIO DA SAÚDE. MINISTÉRIO DA SAÚDE MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Mentha x piperita L . ( HORTELÃ PIMENTA ). Brasília. Monografia. 2015;5(Ficha de catalogação):1-73. http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Mentha-piperita.pdf

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Gene Vestibular Ltda Me.

Nós temos conteúdo.

R. 7 de setembro, 1930  - Laranjeiras do Sul - PR

(42)99869-8018