Carapanaúba

Informações Populares

Carapanaúba usa-se a casca para fazer chá afim de auxiliar a cicatrizar ferimentos, inflamações e antimalárica segundo povos da amazônia. 
Algumas pessoas quando estão se preparando para entrar na floresta ja usam a carapanaúba preventinamente para combater a malária. Ela também é utilizada para combater problemas de fígado e rins.

Informações Científicas

A carapanaúba possui compostos antinociceptivo que capazes de reduzir a sensação de dor, também possui atividade anti-inflamatória, pode ser utilizada no tratamento de inflamações no útero e ovários, tratamento e controle da diabetes, estomago, febre, reumatismo, pode ser usado como um método anticontraceptivo e também auxiliar no tratamento de câncer1, possui compostos que atuam como hipotensor auxiliando no tratamento da hipertensão, pode também ser usado para tratar a disfunção erétil, a carapanaúba é muito eficiente para tratamento da malária, seu uso constante pode ser eficaz no tratamento das lesões provocadas pela hanseníase, possui atividade antimicrobiana capaz de eliminar bactérias nocivas para a saúde2, possui atividade antioxidante capaz de reduzir a atividade dos radicais livres3.
Extrato seco

carapanauba.png

1. Pereira MM, Souza SN, Alcântara AFC, et al. Constituintes químicos e estudo biológico de Aspidosperma nitidum (Apocynaceae). Rev Bras Plantas Med. 2006;8(3):1-8.

2. Oliveira VB, Freitas MSM, Mathias L, Braz-Filho R, Vieira IJC. Atividade biológica e alcalóides indólicos do gênero Aspidosperma (Apocynaceae): Uma revisão. Rev Bras Plantas Med. 2009;11(1):92-99. doi:10.1590/s1516-05722009000100015

3. Porto D. Estudo fitoquímico e atividades leishmanicida e antioxidante de Aspidosperma pyrifolium Mart. (Apocynaceae). 2014:103.

carapanauba.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram